terça-feira, 24 de maio de 2011

Assassinato de Zé Claúdio e sua esposa Maria.

"Casal de camponeses é assassinado em Nova Ipixuna"

24.05.2011
 
Os camponeses Maria do Espírito Santo da Silva e José Claudio Ribeiro da Silva foram assassinados na manhã desta terça-feira (24), no Projeto de Assentamento Agroextrativista Praialtapiranheira, em Nova Ipixuna, sudeste do Pará. Eles eram casados, lideravam a associação de camponeses da área e vinham denunciando, há anos, a ação de madeireiros destruindo a floresta. As vítimas denunciaram também que estavam sendo ameaçados de morte pelos madeireiros, mas nunca conseguiram proteção policial.  (Chagas Filho, da Sucursal de Marabá do Diário do Pará).

fonte: http://www.diarioonline.com.br/noticia-149387-casal-de-camponeses-e-assassinado-em-nova-ipixuna.html



"É um desastre pra quem vive do extrativismo como eu, que sou castanheiro desde os sete anos de idade, vivo da floresta, protejo ela de todo jeito. Por isso eu vivo com a bala na cabeça a qualquer hora, porque eu vou pra cima, eu denuncio os madeireiros, denuncio os carvoeiros, e por isso eles acham que eu não posso existir.
A mesma coisa que fizeram no acre com o Chico Mendes, querem fazer comigo. A mesma coisa que fizeram com a Irmã Dorothy, querem fazer comigo. Eu posso estar hoje aqui, conversando com vocês, daqui um mês, vocês podem saber a notícia que eu desapareci. Me pergunto: tenho medo? tenho. Sou ser humano, tenho medo. Mas o meu medo não empata de eu ficar calado!" Zé Claúdio Nov. 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário