quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Duque de Caxias: Movimento Popular é pra lutar!



O encontro municipal de Duque de Caxias foi realizado em 15 de junho no espaço da igreja Nsa. Sra. do Rosário, em Saracuruna, com a presença de 36 militantes do MNLM. Após a saudação, foi realizada análise de conjuntura, apresentados a estrutura, eixos e bandeiras do MNLM, discutido o documento base e as nossas estratégias para os próximos 3 anos.

A avaliação sobre a realidade do município apontou uma Caxias com total ausência de políticas públicas: falta de moradia digna para a população - a moradia como um privilégio somente daqueles que podem pagar; falta de atendimento médico nas emergências e ambulatórios; transporte público irregular, sem segurança, de péssima qualidade e com a tarifa mais cara do país; falta de saneamento ambiental, esgoto a céu aberto e água como mercadoria; falta de escolas públicas e educação de qualidade.

No trabalho de grupo, os presentes chegaram a conclusão que o desafio da luta pelo direito à cidade e pela reforma urbana envolvem: a conquista da regularização fundiária, da moradia digna e do saneamento ambiental; de uma educação de qualidade e creches, em especial nas áreas em que haja habitação de interesse social; da mobilidade urbana, com licitação de novas linhas e tarifa zero; de postos de saúde da família e emergência que funcione 24 horas; de políticas para juventude envolvendo cultura, esporte e lazer, com a criação de pistas para a prática de skate no município.
As principais estratégias tiradas para os próximos 3 anos para caminhar rumo à Caxias que queremos foram: priorizar a formação política nas assembléias do MNLM-DC, aumentar as mobilizações de rua e realizar a Ocupação Solano Trindade.

Foram eleit@s para a coordenação municipal, por unanimidade, @s companheir@s Noemia Magalhães, Gelson Martins, Sandra Silva, Lucas de Almeida, Fred Pascoal, Aneilda dos Santos, David Costa, Maria Aparecida de Souza e Lira Pacheco, sendo escolhidos para integrar a coordenação estadual, Noemia e Gelson.



Nenhum comentário:

Postar um comentário