domingo, 19 de junho de 2011

O Fórum de Saúde do Rio de Janeiro realizará um ato contra o sucateamento e a privatização do Sistema Único de Saúde (SUS) no dia 22 de junho.

      O Fórum de Saúde do Rio de Janeiro que articula diversos movimentos sociais, sindicatos, partidos políticos, centrais sindicais, usuários, trabalhadores da saúde e setores da comunidade acadêmica, realizará mais um ato contra o sucateamento e a privatização do SUS em curso em todo o país.

     

 A situação atual da rede pública carioca inclui a falta de investimento de recursos materiais, subfinanciamento, precarização de vínculo de trabalho e quantidade insuficiente de trabalhadores de saúde que afetam o conjunto do sistema público de saúde, nas diferentes esferas (federal, estadual e municipal).

      O Fórum de Saúde do Rio de Janeiro denuncia o descaso com os hospitais, tais como: o IASERJ, o Hospital da Piedade, e também a desativação parcial e ameaça de fechamento total de serviços de saúde como: Hospital Municipal Raphael de Paula Souza, em Curicica, PAM de Irajá e PAM Del Castilho. O difícil quadro dos serviços públicos de saúde é resultado de uma estratégia dos governos federal, estaduais e municipais para a entrega do setor saúde à iniciativa privada.

      Deste modo o ato do dia 22 de junho, visa denunciar a situação de abandono e a privatização da saúde pública, especialmente da rede municipal. Privatização expressa pela entrega da gestão das unidades de saúde às Organizações Sociais (OS), como ocorre no Programa de Saúde da Família (PSF), e tentativa de aplicar este modelo de gestão privada nas emergências dos seguintes hospitais municipais: Souza Aguiar, Salgado Filho, Miguel Couto e Lourenço Jorge.

     O Fórum de Saúde do Rio de Janeiro integra a Frente Nacional Contra Privatização da Saúde, um espaço de articulação nacional entre fóruns de saúde locais, movimentos sociais e sindicais e partidos políticos. Esse movimento defende a completa estatização do SUS, com assistência universal, gratuita, de qualidade, integral e equânime sob um efetivo controle social e concursos públicos.

     Dentre as frentes de intervenção está a Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 1923 contrária a Lei n.º 9637/98 que cria as Organizações Sociais (OS) movidas junto ao Supremo Tribunal Federal. Para fortalecer essa luta a Frente Contra a Privatização da Saúde fez circular um abaixo-assinado on-line pela procedência da ADI 1.923/98 (com cerca de 5.700 signatários) e uma Carta aos Ministros do STF com 317 assinaturas de entidades.

     O Fórum de Saúde do Rio de Janeiro convida a população e os trabalhadores da saúde a participar do ato em defesa da saúde pública 100% estatal, gratuita e de qualidade para todos, que será realizado no dia 22 de junho a partir das 10h, em frente à Prefeitura do Rio de Janeiro, na Rua Afonso Cavalcanti nº 455, Cidade Nova.
 
 O Fórum de Saúde do Rio de Janeiro convoca para o Ato em frente Prefeitura do Rio de Janeiro (Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Cidade Nova), dia 22 de junho, a partir das 10 horas.
Contra a precarização da rede de saúde pública carioca.
Por saúde pública 100% estatal, gratuita e de qualidade para todos.

SOS saúde!
Pela unificação das lutas!
Saúde Não é Mercadoria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário