sexta-feira, 15 de agosto de 2014

URGENTE! OCUPAÇÃO SOLANO TRINDADE AMEAÇADA!



URGENTE!!!

Há uma hora 4 policiais militares estiveram na Ocupação Solano Trindade em Caxias-RJ intimidando os moradores com um mandato judicial de reintegração de posse de outro município, outra data e outra terra (!) ameaçando as famílias. Quando a coordenação do MNLM questionou que a liminar não se referia a ocupação, o policial disse que por analogia, até as 15 horas, conseguiria uma liminar. “Vocês sabem que isso aqui não dará em nada. Com criança, com o que tiver se tiver um mandato vamos tirar vocês daí”, foi a fala do Tenente Orroni, pelo menos era assim que estava identificado.

Agindo sempre com truculência na fala, o policial não quis ouvir os coordenadores do movimento, afirmando que queria explicações “técnicas” da advogada do movimento. Quando tentávamos esclarecer que a terra ocupada é de responsabilidade do INCRA (jurisdição federal) e já está sendo negociada com a Secretaria de Patrimônio da União para ser destinada a Habitação de Interesse Social para as 65 famílias organizadas pelo MNLM, éramos interrompidos. O PM dizia que não acreditava em uma palavra nossa e ficava pedindo documentos. Perguntou o quanto nós estávamos recebendo para organizar as famílias e disse que não acredita em ninguém que lute por uma causa sem receber.

Quando questionado que a PM não teria jurisdição para realizar a reintegração de posse, pois a terra é federal e só a Polícia Federal poderia atuar, afirmou que a PM poderia sim e faria a reintegração de posse. Acusou a advogada e coordenadora do movimento de estar orientando as famílias errado e saiu em tom intimidatório prometendo voltar.

Nesse momento os 4 policiais ainda continuam do lado de fora do terreno, do outro lado da rua, com a intenção de intimidar a ocupação e ameaçar as lideranças já identificadas do movimento.

Pedimos apoio e reforço a toda a companheirada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário