quinta-feira, 29 de agosto de 2013

O RIO DE JANEIRO NA MARCHA NACIONAL PELA REFORMA URBANA CONVOCADA PELO FNRU

O Fórum Nacional de Reforma Urbana, composto por 4 movimentos nacionais e entidades ligadas à luta pela reforma urbana em momento de intenso ataque ao direito à cidade e à moradia digna convocou os estados a marcharem no dia 28 de agosto pela urgência de cidades democráticas, justas e sustentáveis.


Durante o dia 28 (quarta-feira) o Movimento Nacional de Luta Pela Moradia (MNLM), a União Nacional por Moradia Popular (UNMP) e a Central de Movimentos Populares (CMP) realizaram no Rio de Janeiro a Marcha Nacional pela Reforma Urbana.

O primeira ação foi a ocupação do prédio da antiga Ocupação Zumbi dos Palmares, que resistiu durante 6 anos e foi despejada em 2011, símbolo de duas grandes agressões: a política de remoções e a recusa dos governos em destinar os imóveis públicos vazios a habitação popular. O prédio de 7 pavimentos, localizado na Rua Venezuela 53, encontra-se sob a posse do INSS, abandonado, e com segurança privada a fim de evitar novas ocupações.

O imóvel está sendo visado pela Secretaria de Patrimônio da União (SPU) para o reassentamento de moradores alvos do projeto de remoção da Comunidade do Horto, ou seja, o Estado cria um problema: pretende remover uma comunidade centenária estabelecida em área de grande interesse do mercado e, reassenta-la com recursos que deveriam atender às demandas populares por moradia, em um espaço que a muito vem sendo reivindicado para servir de Habitação de Interesse Social.

Saindo do prédio ocupamos o saguão de entrada do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), protestando contra o papel que vem exercendo os órgãos públicos ambientais de todas as esferas inclusive o Ministério do Meio Ambiente, manipulando o interesse ambiental em favorecimento da especulação imobiliária e do grande capital, como nos casos da Comunidade do Horto, Caxias, Petrópolis e Teresópolis.



Em seguida marchamos pela região portuária e Avenida Rio Branco, com uma parada em frente ao prédio sede da Secretaria estadual de Habitação. As portas foram rapidamente baixadas pela segurança e continuamos a marcha até a sede da Caixa Econômica Federal, na Avenida Almirante Barroso, protestando contra a farsa do Minha Casa Minha Vida e do Minha Casa Minha Vida entidades e mais uma vez as portas foram fechadas.


Encerrando o dia de lutas no que deveria ser a reunião do conselho gestor do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social e que nunca foi por absoluto desrespeito da prefeitura do Rio aos instrumentos de participação popular e aos direitos sociais.



PAREM OS CONTRATOS DO PAC FAVELAS E PAC MOBILIDADE E PAC COPA/OLIMPIADAS QUE ENVOLVEM REMOÇÕES, TIRE AS “TRANS” DA NOSSA CABEÇA!

DESTINAÇÃO DOS IMÓVEIS PÚBLICOS PARA HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL!

PAREM O CONTROLE MILITAR DAS FAVELAS E DAS MOBILIZAÇÕES SOCIAIS!

FIM DA LÓGICA EMPRESARIAL E BANCÁRIA IMPOSTA AO PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA E MINHA CASA MINHA VIDA ENTIDADES;

IMPLANTAÇÃO DO CONSELHO DAS CIDADES COM DESTITUIÇÃO DO CONSELHO DE NOTÁVEIS!

ABERTURA DA CAIXA PRETA DOS TRANSPORTES COLETIVOS – LICITAÇÃO PÚBLICA SOB CONTROLE SOCIAL!

TARIFA ZERO PARA O TRANSPORTE!

RECURSOS MUNICIPAL E ESTADUAL PARA HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL COM PRIORIDADE PARA ÁREAS INFRAESTRUTURADAS E CENTRAIS – FOMENTO AOS FEHIS E FMHIS!

MORADIA DIGNA PARA OS ATINGIDOS PELOS “DESASTRES NATURAIS”!

QUEM MUDA A CIDADE SOMOS NÓS, REFORMA URBANA JÁ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário