segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

3º Sarau Apafunk


Na última quinta feira (14/02) aconteceu em frente a ocupação Manuel Congo o 3º Sarau da Apafunk, que contou com a presença especial de dois poetas convidados Sérgio Vaz (Cooperifa/SP) e Vera Lopes (SopapoPoético/POA).

Leia abaixo o texto da repórter Tatiana Lima sobre o evento



SARAU APAFUNK: A ARTE POÉTICA NA RUA
por Tatiana Lima

clique sobre a imagem para visualizar a galeria



Embalado ao som de funk, a poesia é a personagem principal da intervenção urbana, que fez um mistura inimaginável por muitos 

Quase não deu. Tudo por conta do Bloco Voltar Pra Quê? Foi difícil a disputa entre a potência do trio elétrico na forma de uma imensa lata de cerveja. Mas as cerca de 100 pessoas que compareceram ao sarau resistiram e esperaram em frente a Ocupação Manoel Congo, rua Alcindo Guanabara, o bloco passar. Tudo para um noite de poesia, funk declamado e rebeldia no meio da rua, um dia após a quarta-feira de cinzas de um carnaval que teima em não terminar. 

Contrariando as expectativas, o sarau encheu e ninguém morreu por não ter ido atrás do bloco. Como prêmio pela escolha forma brindados por diversas manifestações poéticas de mulheres, homens, gente do povo. Além claro, de poetas como SérgioVaz da Cooperifa (SP), a gaúcha e poeta Vera Lopes, dos MCs Leonardo e Junior, Chacal (Maré), Pingo, Rafael (Alemão), e de coletivos de cultura e hip hop comoRepper Fiell; Gas-PA (Luta Armada) e Bonde da Cultura, representado pelo jovem MC Papa, de 9 anos de idade. 

Declamando arte seja em versos poéticos ou de letras de funk que contam o dia a dia de luta e resistência das favelas, Sarau da Apafunk (Associação dos Profissionais e Amigos do Funk) comandado por Mano Teko e DJ Negão, mostrou que veio para ficar, ocupar e abrir o microfone para arte poética da rua e para cada um que passar e se dispor a beber cultura.


Em ordem: poeta Sergio Vaz; Mc PAPA, declamação público, Sergio Vaz, poeta Vera Lopes, declamação público, Grafite feito durante a apresentação do Sarau, Mc Leonardo Apafunk e Junior; Mc Chacal e Renata Souza; Paula Máiran e Tatiana Lima; Repper Fiel com Sergio Vaz apoiando o artista com o novo cd; fotógrafo Henrique Zizo; Militante do MMNL Ocupação Manoel Congo e Mano Teko; as crianças da Ocupação; público do Sarau; artesanato dado de presente ao Sarau; e o bloco Voltar Pra quê? (que perdeu alguns foliões para o Sarau). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário