terça-feira, 4 de setembro de 2012

18º Grito dos Excluídos - Rio de Janeiro





Em sua 18ª edição, o Grito dos Excluídos 2012 traz o tema "Queremos um Estado a serviço da Nação, que garanta direitos a toda a população!". No Rio de Janeiro, o ato ocorrerá no dia 07 de setembro na esquina da Av. Presidente Vargas com Uruguaiana, às 9h da manhã.

Conheça um pouco do Grito dos Excluídos

Movimento que surgiu entre os anos de 1993 e 1994, o Grito dos Excluídos marca o dia de manifestações e protestos que denunciam os atos cometidos em nome do imperialismo do sistema vigente, que atacam diretamente a soberania popular brasileira. Nessa data, os movimentos tomam as ruas de diversas cidades do país, levando a voz do povo contra ações que refletem no aumento da exclusão social, que ferem os direitos humanos e ambientais, que privatizam os bens comuns e mercantilizam a vida.

Na segunda maior cidade do país, e que hoje sofre com o bombardeio do capital estrangeiro frente a dois megaeventos (a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016), as entidades da cidade do Rio de Janeiro já começam a mobilização com o acúmulo dos direcionamentos levantados pelos movimentos sociais de todo o mundo durante a Cúpula dos Povos na Rio+20, evento que ocorreu no Aterro do Flamengo em junho deste ano e que denunciou a farsa das alternativas de desenvolvimento da “economia verde”.

Com pautas urgentes e locais como a questão das remoções forçadas de comunidades como a Vila Autódromo e dos moradores do Morro Santa Marta, além do caso de assassinatos de pescadores que são contra o processo de venda das Baías de Guanabara e Sepetiba para as grandes multinacionais, o Grito dos Excluídos do Rio deverá alertar a sociedade ainda para problemas como a violência contra as mulheres, os crimes de racismo e homofobia, e o avanço da militarização das policias civil e militar a serviço da exclusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário